Pessoas negras importantes ....

História
Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, é símbolo da luta pelos direitos dos afrodescendentes; o jornalista José do Patrocínio é reconhecido por ser um abolicionista. João Cândido é o mestre-sala dos mares, foi o comandante da Revolta da Chibata. Outro destaque é Cosme Besnto das Chagas, 'O Mulato Cosme', um dos líderes da Revolta da Balaiada, e outro herói negro pouco conhecido na história do Brasil.
Grandes mulheres
Dandara foi uma das grandes líderes do Quilombo dos Palmares ao lado de Zumbi e foi assassinada em combate contra os portugueses, em defesa do Quilombo dos Palmares. Há também grandes mulheres afrodescendentes com representação na política: Theodosina Rosário Ribeiro, a primeira deputada negra da Assembleia Legislativa de São Paulo, que lutou pelos interesses da comunidade negra; Antonieta de Barros, a primeira a assumir um mandato popular no Brasil; e Benedita da Silva, a primeira governadora negra do país. Nas artes, a atriz Ruth de Souza fundou o Teatro Experimental do Negro e já fez dezenas de peças, novelas e filmes. Zezé Motta, que representou Chica da Silva no cinema, hoje luta pela colocação de atores negros no mercado; Mercedes Baptista foi a primeira bailarina clássica negra do Brasil, tornando-se pioneira por fazer parte do corpo de baile do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. A lista é imensa: Chiquinha Gonzaga, Elisa Lucindo, Ruth de Souza, Isabel Fillardis, Léa Garcia, Taís Araújo, Gloria Maria, entre outras.
Literatura

Na arte de escrever, também há grandes escritores, como João da cruz de Souza, o principal poeta do movimento simbolista, e Carolina Maria de Jesus, que se tornou conhecida internacionalmente com o livro Quarto de despejo. Luiz Gama, Lino Guedes, Maria Firmina dos Reis, maranhense que escreveu o romance Úrsula, Solano Trindade, com suas várias poesias temáticas, Osvaldo de Camargo, Mestre Didi, que escreveu os Contos crioulos da Bahia, Abdias do Nascimento, escritor de textos para peças teatrais, Oswaldo de Camargo, Cuti e Cidinha da Silva, escritores da atualidade, e outros. Não podemos esquecer também dos grandes Machado de Assis e Lima Barreto, considerados mestiços.
Artes
Nas artes, a atriz Ruth de Souza fundou o Teatro Experimental do Negro e já fez dezenas de peças, novelas e filmes. Zezé Motta, que representou Chica da Silva no cinema, hoje luta pela colocação de atores negros no mercado; Mercedes Baptista foi a primeira bailarina clássica negra do Brasil, tornando-se pioneira por fazer parte do corpo de baile do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. A lista é imensa: Chiquinha Gonzaga, Elisa Lucindo, Ruth de Souza, Isabel Fillardis, Léa Garcia, Taís Araújo, Gloria Maria, entre outras
Nas artes, muitos negros se destacaram com obras belíssimas, como Aleijadinho, com suas esculturas em madeira e pedra-sabão; Agnaldo Manoel dos Santos, com suas esculturas de orixás; José da Paixão Silva, com suas gravuras que retratam a vida dura dos subúrbios; e o artista plástico Emanoel Araújo, ex-diretor da Pinacoteca do Estado de São Paulo e diretor do Museu Afro Brasil (SP).
Música
O compositor e instrumentista Pixinguinha foi um dos maiores flautistas de todos os tempos e responsável pela popularização de instrumentos musicais afros no Brasil; ele misturou a sucessão de sons eruditos de origem europeia com os ritmos negros brasileiros e norte-americanos, ou seja, fez uma mudança radical no som do Brasil. Outro destaque é Antônio Carlos Gomes, que criou a grande ópera O Guarani. Chiquinha Gonzaga tinha origem mestiça. Tia Ciata, cozinheira, mãe de santo e cantora, também era a dona da casa onde alguns sambistas se reuniam e onde os músicos cariocas do começo do século 20 se encontravam com muita frequência. Destacam-se também o cantor e compositor Milton Nascimento, Gilberto Gil, Djavan, Seu Jorge, Sandra de Sá, Leci Brandão, Elza Soares, Negra Li, Alcione, Margaret Menezes e Paula Lima. Há também algumas outras cantoras que migraram para estilos musicais como o jazz, fugindo um pouco do samba, estilo musical antes reservado, na maioria das vezes, aos afrodescendente. São elas: Adyel Silva, Alaíde Costa, Arícia Mess, Áurea Martins, Eliana Pittman, Ivete Souza, Izzy Gordon, Leila Maria, Misty, Rosa Marya Colin, Virgínia Rosa e Zezé Motta. Muitas delas fizeram sucesso primeiramente no exterior, e só depois tiveram o reconhecimento no Brasil.
Medicina e engenharia
Não é só nas artes que os negros se destacaram; na medicina também, como o médico Juliano Moreira (1873-1932), que se tornou famoso por seu empenho na aprovação de leis de assistência aos doentes mentais, é pioneiro da psiquiatria no Brasil. Na engenharia, o destaque fica para os irmãos Rebouças. André Pinto Rebouças participou da construção do porto da cidade do Rio de Janeiro e das principais docas dos estados de Pernambuco, Maranhão, Paraíba e Bahia. Seu irmão, Antônio Pereira Rebouças, construiu a estrada de ferro Paranaguá–Curitiba.
Esporte
Grandes personalidades negras marcaram a história do esporte no Brasil. Pelé, que era  engraxate de sapatos aos 11 anos de idade, aos 17 foi campeão mundial de futebol e hoje é considerado o atleta do século 20, o rei do futebol. Grandes nomes de afro-brasileiros destacam-se no esporte; por exemplo, Ronaldinho Gaúcho, Robinho, Grafite (futebol), Daiane dos Santos (ginástica), Maguila (boxe), Adhemar Ferreira da Silva e João Carlos de Oliveira, o 'João do Pulo' (salto triplo), Marta e Janeth (basquete), Fofão e Fabiana (vôlei), entre outros. No Brasil, os afrodescendentes são os mais premiados em praticamente todas as modalidades esportivas.







5 comentários:

  1. legal me ajudou no trabalho agora faltou o presidente negro a apresentadora negra e etc

    ResponderExcluir
  2. 1°A GLOBO ditadura Vandalista da comunicação, leviana ardilosa e racista inimiga do povo brasileiro. No Brasil os judeus monopolizam a TV discriminam e humilham as mulheres negras?A MeGaLOBO RACISMO? A violência do preconceito racial no Brasil personagem(Uma negra boçal degradada pedinte com imagem horrenda destorcida é a Adelaide http://globotv.zorra-total/v/adelaide-e-briti-pedem-dinheiro-no-metro/, do Programa Zorra Total, TV Globo do ator Rodrigo Sant’Anna? Ele para a Globo e aos judeus é engraçado, mas é desgraça para nós negros afros indígenas descendentes, se nossas crianças não tivessem sendo chamadas de Adelaidinha ou filha, neta e sobrinha da ADELAIDE no pior dos sentidos, é BULLIYING infeliz e cruel criado nos laboratórios racistas do PROJAC (abrev. de Projeto Jacarepaguá da Central Globo de Produção) da Rede Globo é dominado por judeus diretores,produtores e apresentadores ( OBS. alem destes judeus e judias citados existem centenas de outros e mais de 200 atores, atrizes, comediantes, artistas e apresentadores judeus e judias e milhares de empregados e colaboradores da " Rede Globo Judaica Midiática Brasileira" )como Arnaldo Jabor,Carlos Sanderberg,Luciano Huck, Jairo Bouer,Luis Erlanger,Marcos Losekann,Marcius Melhem e Leandro Hassum,Vladimir Brichta,Tiago Leifert, Pedro Bial,William Waack,William Bonner & Fatima Bernardes,Ernesto Paglial & Sandra Annenberg,Mônica Waldvogel,Renata Malkes,Sandra Passarinho,Amora Mautner, Lillian W. Fibe,Esther Jablonski,Glenda Kozlowski,Gilberto Braga,Wolf Maya,Mário Cohen,Ricardo Waddington,Max Gerinder ,Maurício Kubrusly,Mauro Molchansky,Maurício Sirotsky ,Marcelo Rosenbaum,Michel Bercovitch,Fábio Steinberg, Roberto Kovalick,Guilherme Weber,Caio Blinder,Daniel Filho,Gilberto Braga,Walcyr Carrasco,Carlos H. Schroder e o poderoso Ali Kamel diretor chefe responsável e autor do livro Best seller o manual segregador (A Bíblia do racismo,que irônico tem por titulo NÃO SOMOS RACISTA baseado e num monte de inverdades e teses racistas contra os negros afrodescendentes brasileiros) E por Maurício Sherman Nisenbaum (que Grande Otelo, Jamelão e Luis Carlos da Vila chamavam o de racista porque este e o Judeu sionista racista Adolfo Block dono Manchete discriminavam os negros)responsável dirige o humorístico Zorra Total Foi dono da criação de programas e dos programas infantis apresentados por Xuxa(Luciano Szafir)e Angélica(Luciano Hulk) ambas tendo seus filhos com judeus,apresentadoras descobertas e lançadas por ele no seu pré-conceitos de padrão de beleza e qualidade da Manchete TV dominada por judeus sionistas,este BULLIYING NEGLIGENTE PERVERSO da Globo,

    ResponderExcluir
  3. 2° A GLOBO BULLIYING NEGLIGENTE PERVERSO da Globo, que nem ADOLF HITLER fez aos judeus mas os judeu sionistas da TV GLOBO faz para a população negra afrodescendente brasileira isto ocorre em todo lugar do Brasil para nós não tem graça, esta desgraça de Humor racista criminoso, que humilha crianças é desumano para qualquer sexo, cor, raça, religião, nacionalidade etc. o pior de tudo esta degradação racista constrangedora cruel é patrocinada e apoiada por o Sr Ali KAMEL fascista sionista (marido da judia Patrícia Kogut jornalista do GLOBO que liderou dezenas de judeus artistas intelectuais e empresários dos 113 nomes(Manifesto Contra as contra raciais) defendida pela radical advogada Procuradora judia Roberta Kaufmann do DEM e PSDB e o Senador Demóstenes Torres que foi cassado por corrupção)TV Globo esta mesma que fez anuncio constante do programa (27ª C.E. arrecada mais de R$ 10,milhões reais de CENTARROS para esmola da farsa e iludir enganando escondendo a divida ao BNDES de mais de 3 bilhões dólares dinheiro publico do Brasil ) que tem com o título ‘A Esperança é o que nos Move’, show do “Criança Esperança”de 2012 celebrará a formação da identidade brasileira a partir da mistura de diferentes etnias) e comete o Genocídio racista imoral contra a maior parte do povo brasileiro é lamentável que os judeus se divirtam com humor e debochem do verdadeiro holocausto afro-indigena brasileiro o Judeu Sergio Groisman em seu Programa Altas Horas e assim no Programa Encontro com a judia Fátima Bernardes riem e se divertem.(A atriz judia Samantha Schmütz em papel de criança um estereótipo desleal e cruel se amedronta diante aquela mulher extremamente feia) para nós negros afros brasileiros a Rede GLOBO promove incentiva preconceitos raciais que humilha e choca o povo brasileiro.Organização Negra Nacional Quilombo ONNQ 20/11/1970 – REQBRA Revolução Quilombolivariana do Brasil - quilombonnq@bol.com.br

    ResponderExcluir